Encontre o seu Guia de Turismo

Roteiro Gaúcho

Veja as opções turísticas no nosso estado...

+ Leia Mais

Rotas Brasil

Veja as opções turísticas no nosso país...

+ Leia Mais

Associe-se

Torne-se um associado e descubra as nossas vantagens...

+ Leia Mais

Não é usuário cadastrado?
Clique aqui

Últimas Notícias

PROPOSTAS SISTEMATIZADAS NAS CONFERÊNCIAS REGIONAIS SERÃO VALIDADAS EM DEZEMBRO - 10/11/2011

Com a participação de aproximadamente duas mil pessoas em 11 Conferências Regionais realizadas nas regiões turísticas do Estado - Central, Pampa, Vales, Grande Porto Alegre, Serra, Hidrominerais, Missões, Yucumã, Costa Doce, Rota das Terras e Litoral Norte -, a Setur encerrou, nesta semana, um processo que se iniciou em agosto.

Agora, a equipe da secretaria está focando o trabalho na realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro, em Porto Alegre, na qual todas as propostas sistematizas nos encontros regionais serão validadas com o objetivo de serem criados marcos legais para o turismo gaúcho. “Queremos ter novas leis para o setor. A nossa ideia é implantarmos um plano de Estado e não de governo, para que os próximos gestores que assumirem o cargo na Secretaria do Turismo deem continuidade para o que foi deliberado para a política estadual do turismo”, revela a titular da Pasta, Abgail Pereira.

Os representantes das regiões que participaram das conferências elegeram 530 delegados que terão direito a voto no evento do final do ano, onde, entre outras propostas, irão avaliar a importância da estruturação e qualificação da oferta, plano de marketing, sinalização e inventariação turística. De acordo com Abgail, um dos principais pontos debatidos nos encontros foi a necessidade de um modelo de gestão para uma política pública descentralizada. 

Além da secretária, a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Brenda Espindula, coordenou a realização de todas os encontros no Interior do Estado. Segundo ela, ter ido às regiões foi fundamental para o sucesso do trabalho. "As etapas regionais tiveram um importante envolvimento do setor turístico, onde cada região mobilizou sua população para alinhar o discurso e falar sobre como o turismo pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o governo percebeu, in loco, as necessidades de cada local visitado”, diz.

Brenda ressalta a maturidade dos participantes das conferências. “As regiões mostraram através de suas propostas que estão maduras e que querem construir as políticas públicas em conjunto, cada um com suas responsabilidades. O Estado tem o papel de indutor do desenvolvimento, mas cabe à academia e à iniciativa privada participarem ativamente desse processo”, avalia.

Abgail reforça a opinião da diretora. “O governo do Estado, através da Setur, convocou as conferências e foi ao encontro das regiões, pois acredita que este processo garante a democracia. Desta forma, estaremos consolidando o turismo como um vetor de desenvolvimento para as regiões gaúchas, oferecendo a eles toda a atenção que merecem neste cenário rico em potencialidades e possibilidades", finaliza.

Fonte: SETUR

Data da publicação:04/11/2011 - 15:00



Voltar

Webmail
Contato Direto