Encontre o seu Guia de Turismo

Roteiro Gaúcho

Veja as opções turísticas no nosso estado...

+ Leia Mais

Rotas Brasil

Veja as opções turísticas no nosso país...

+ Leia Mais

Associe-se

Torne-se um associado e descubra as nossas vantagens...

+ Leia Mais

Não é usuário cadastrado?
Clique aqui

Últimas Notícias

INAUGURADA TRAVESSIA ENTRE PORTO ALEGRE E GUAÍBA - 30/10/2011

Inagurada nesta quinta-feira, 27 de outubro de 2011, autoridades e convidados participaram da inauguração solene da travessia de catamarã entre Guaíba e Porto Alegre. O prefeito José Fortunati esteve presente na cerimônia do novo transporte hidroviário para passageiros.

O transporte para o público começa a partir das 6h desta sexta-feira, 28, com saída do Terminal Hidroviário de Porto Alegre, localizado no Armazém B3 do Cais Mauá, com destino a Guaíba. O serviço oferecido pela CatSul — empresa gaúcha que venceu a licitação para operação da Travessia — começa nos terminais de passageiros, com salas de embarque climatizadas. Nos barcos, TVs, 120 poltronas e acesso à Internet.

Na ocasião, o prefeito Fortunati destacou que um dos maiores problemas enfrentados na cidade grande é em relação ao trânsito, à grande quantidade de automóveis nas ruas. Por isso, justificou o esforço do poder público em investir em outros modais de transporte. "A única saída é investir no fortalecimento do transporte público, no ônibus, metrô e que passa também pela hidrovia". Afirmou que a prefeitura já está realizando estudos para ampliar a linha do catamarã visando atender a Zona Sul da cidade.

Fortunati falou, ainda, da importância da união dos governos e iniciativa privada visando o interesse da população. "Mais uma conquista que se soma ao Metrô, à revitalização do Cais e a utilização da hidrovia, tudo em prol do desenvolvimento das nossas cidades".

Serviço:

A venda de passagens para a hidrovia entre Porto Alegre e Guaíba começa já nesta quinta-feira, 27. Os locais de venda de bilhetes e de embarque e desembarque são os terminais hidroviários.

— Porto Alegre — no armazém B3 do Cais Mauá. Pedestres podem chegar ao terminal pelo túnel sob o Trensurb, com acesso pelo calçadão da estação Mercado.

— Guaíba — o terminal é Hidro-Rodoviário, na antiga Estação Rodoviária, avenida João Pessoa 966, Centro, no final do calçadão.

Para facilitar a escolha do passageiro, uma tela de TV informa o número de passagens já adquiridas para cada horário.

O preço da passagem é de R$ 6 de segundas a sextas-feiras e de R$ 7 aos sábados, domingos e feriados. O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões de débito do Banrisul, Visa e Mastercard. Haverá 14 horários com intervalo de 60 minutos, em cada sentido, de segundas a sextas-feiras.

De Porto Alegre a Guaíba, a primeira viagem será às 6h e a última às 19h, de hora em hora. De Guaíba a Porto Alegre, o primeiro horário será às 6h30 e o último às 19h30, também de hora em hora.

Aos sábados, domingos e feriados, os horários são reduzidos, com a primeira viagem de Porto Alegre às 7h30 e de Guaíba às 8h. Não haverá preços diferenciados de passagens para menores.

A aquisição das passagens pode ser feita com até 30 dias de antecedência, nos 14 horários oferecidos em cada sentido da viagem. O trajeto entre a sala de embarque e o catamarã é feito em passarela coberta, evitando que os passageiros fiquem expostos a sol e chuva.

Fonte: Prefeitura Municipal

Veja as imagens na Galeria de Fotos. A foto 18 é do mesmo terminal hidroviário de Porto Alegre em 1950. Material enviado pelo nosso associado Clóvis Cavalheiro.

 



Voltar

Webmail
Contato Direto